sexta-feira, 29 de maio de 2009

29 DE MAIO DIO DO GEÓGRAFO

Dia do Geógrafo

A atribuição básica do geógrafo é o estudo da produção do espaço e do ordenamento territorial, onde se evidenciam as inter-relações que a sociedade estabelece com a natureza. Estuda, pois, a dimensão dos processos humanos e naturais que moldam a superfície terrestre. Dessa forma, o geógrafo desenvolve pesquisa básica e aplicada, em universidades e institutos especializados, podendo também dedicar-se ao ensino Fundamental, Médio e Superior.
A profissão de geógrafo exige, portanto, uma formação ampla e crítica, dado o fato de lidar com uma grande variedade de temas, que vão da sociedade à natureza. Dentro dessa perspectiva, ele pode exercer uma série de funções. Assim, dedica-se ao planejamento territorial ambiental e regional, estudando áreas urbanas e rurais, o que envolve análises econômicas e políticas de questões habitacionais, de dinâmica das classes sociais, da produção do espaço, bem como de preservação do patrimônio histórico.
Também contribui para a área de Cartografia, produzindo mapas temáticos pelo geoprocessamento. Assessora os órgãos públicos no traçado de limites de estados, municípios e regiões administrativas. Lida com a Aerofotogeografia e o Sensoriamento Remoto, lendo e interpretando imagens produzidas por radares, aeronaves e satélites orbitais. Elabora relatórios de impactos ambientais de obras de engenharia civil. Orienta, também, projetos de empreendimentos turísticos e, sobretudo, projetos de desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.