quarta-feira, 13 de maio de 2009

RIR FAZ BEM À SAÚDE

Há algum tempo a ciência vem dizendo que estar de bem com a vida contribui para a longevidade e que o bom humor e a alegria ajudam a combater as doenças.
Quem não lembra do filme Patch Adams que narra a história real de um médico que acreditou que a alegria poderia ajudar na cura de pacientes hospitalizados?
Mas você sabia que quando sorrimos estamos ativando uma região do cérebro vinculada ao bem-estar?
O riso libera no cérebro um hormônio chamado betaendorfina, que é responsável pela sensação de prazer e relaxamento.
Um estudo da Universidade de Stanford, na Califórnia, demonstrou que, o riso faz diminuir os níveis de dois hormônios relacionados ao estresse, o cortisol e a adrenalina, que suprimem o sistema imunológico do organismo.
Outros benefícios de estar alegre e sorrir é o fortalecimento do sistema imunológico, a oxigenação do sangue, a normalização da pressão sangüínea, o alívio da tensão muscular e a diminuição da dor, através da produção de endorfinas, que funcionam como analgésicos naturais. Existe uma associação no Brasil chamada Doutores do Riso que tem conseguido resultados positivos ao trabalhar em hospitais com pacientes portadores de doenças graves. Uma risada espontânea ou uma gargalhada aumenta a freqüência cardíaca, mas o mais importante é que torna uma pessoa capaz de enxergar qualquer situação da vida com outros olhos. E quando conseguimos olhar e compreender nossas dificuldades, acabamos por descobrir como sair delas. Existe um provérbio muito sábio que diz que: "O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate".
(Marisa Balsemão)