domingo, 26 de abril de 2009

Biblioteca nova para 4 mil estudantes

Colégio Pedro II do Centro recebe 2 mil livros e abre acervo para escolas vizinhas

Rio - Cerca de 4 mil jovens matriculados nas escolas da Zona Portuária ganharam mais acesso à leitura. Foi inaugurada ontem a Biblioteca Comunitária Alegria de Ler, no Colégio Pedro II, que abrirá suas portas para todos os alunos da região. O espaço, montado pelo Instituto Light e pela Secretaria Estadual de Cultura, conta com um acervo de 2 mil livros escolhidos pela Biblioteca Nacional, além de revistas, jornais e acesso à Internet. A escola fica na Av. Marechal Floriano 80.

“A biblioteca ficou ótima e vai ser uma referência para os alunos da região. Ela tem um ótimo acervo e foi muito bem montada. Um projeto bem sucedido”, elogia Ana Lígia Medeiros, superintendente de Bibliotecas Públicas do estado.

A ideia é colocar a biblioteca à disposição dos estudantes no segundo semestre. Quem se cadastrar poderá pegar até três livros emprestados por vez, desde que uniformizado. Até lá, somente a direção das escolas poderá solicitar livros.

Na inauguração, houve a premiação de concurso de poesias e ilustrações de alunos. Quem se destacou recebeu como prêmio um tíquete que só poderá ser usado na compra de livros. O bônus variava de R$ 150 a R$ 80. Os textos e desenhos que se destacaram foram publicadas no livro ‘Minha rua: a Rua Larga vista pelas Crianças’. Larga é antigo nome da Avenida Marechal Floriano.