quarta-feira, 29 de abril de 2009

MEIO AMBIENTE



Trabalhar com meio ambiente é uma atividade de alta responsabilidade e exige muitas informações, estudos e dados técnicos. Por isso o Centro Cultural Viver Criança dá muita importância à difusão da informação disponibilizando neste blog informações sobre meio ambiente.

23-12-2008 08:24:53 - Artigo
O Centro Cultural Viver Criança a mais 5 anos, é totalmente dedicada à proteção do meio ambiente principalmente com relação a resíduos.

Uma questão de Cidadania
Descarta o óleo vegetal diretamente no ralo da pia da cozinha ou diluí-lo com detergente ou côa o óleo usado para reutilizá-lo e só depois descartá-lo.Com essas atitudes, ambos imaginam esta diminuindo os riscos, mas não está resolvendo.

Um litro de óleo doméstico jogado no ralo da pia chega a contaminar de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade suficiente para a sobrevivência de uma pessoa - desde banho, comida e consumo - por até 40 anos.
Ao ser despejado no ralo, o óleo vai formando crostas de gordura na tubulação, um "manjar dos deuses" para ratos e baratas, que acabam invadindo a casa sem que os moradores saibam o verdadeiro motivo. A mesma gordura que se acumula na tubulação, pode acumular nas artérias coronarianas, principalmente se o óleo for reutilizado. É que, após a queima (uso), ele se transforma em saturado, na temida gordura trans, responsável por problemas que afetam o coração.

“Os componentes do óleo de cozinha são muito agressivos e chegam aos rios, onerando em 100% o tratamento do esgoto", afirma Marlene Tobaldini, diretora regional da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e presidente do conselho consultivo do Sesi/ Senai.

Uma família com quatro pessoas consome em média um litro de óleo por semana. O consumo em um restaurante de médio porte gira em torno de 10 litros/dia, se a cada mês essa quantidade for jogada no ralo teríamos cerca de 44 milhões de litros da água contaminados.

Por isso tornou-se extremamente prejudicial quando o óleo é despejado em lugares impróprios como redes de esgoto, áreas de vegetação ou redes pluviais.