quarta-feira, 29 de abril de 2009

Mamografia preventiva pelo Sus é Lei


Falam tanto em saúde preventiva, mas o que vemos é que quem faz a prevenção são praticamente só as pessoas que tem dinheiro para pagar uma consulta particular e a batelada de exames solicitados que ultrapassam facilmente os mil reais.
Agora, por força de uma lei, o Sus é obrigado a fazer a mamografia de prevenção do câncer de mama para mulheres acima de 40 anos, sem a necessidade de ser solicitado pelo médico. Assim, a mulher pode procurar o Hospital do Sus e solicitar que quer fazer o exame de mamografia preventiva.
Sai muito mais barato para o sistema de saúde do governo fazer a prevenção de doenças, do que, depois ficar com o paciente internado em tratamento por um longo tempo. Na prevenção, caso detectado alguma coisa, o tratamento pode ser feito na própria residência, já que a pessoa ainda não está doente.
A Lei entrou em vigor hoje, 29 de abril de 2009 e agora o governo vai acompanhar se os 1.246 mamógrafos existentes na rede públida de saúde irão dar conta e se necessário serão adquiridos novos aparelhos.